Com tornar o culto familiar atrativo

Por Clubinho Arcakids      23/10/2018 00:18:22
Orar é uma bênção diária e uma das melhores maneiras de incentivar sua família antes que a escola e o trabalho comecem.  Ao buscar a Deus nas primeiras horas do dia, reunindo a familia para uma curta oração matinal, unimos uns aos outros ainda mais.
A escritora norte americana Ellen White cita em seu livro Orientação da Criança: “Em cada família deve haver um tempo determinado para o culto matutino e vespertino.” “O culto familiar não deve ser governado pelas circunstâncias.” “Pais e mães por mais prementes que sejam vossos afazeres, não deixeis de reunir vossa família diante do altar de Deus.” OC. pp. 520

“Se já houve tempo em que toda casa deveria ser uma casa de oração agora é este o tempo.”O.C. pp. 517.

“É mister apresentar a religião às crianças de maneira atrativa, não repulsiva. Torne-se a hora do culto em família a mais feliz do dia. A leitura das escrituras seja bem escolhida e simples, as crianças tomem parte nos cânticos e sejam as orações curtas e específicas.” S.C. pp. 210.

Hora do Culto
Qual será a melhor hora? Cada família deve decidir qual o momento mais conveniente para todos. Toda a família de estar reunida. Pode ser antes ou depois do dejejum, depois do
lanche da tarde, na hora de dormir, não importa. O fato é que todos devem estar presentes.

Local para Culto
O melhor local é onde vocês possam sentir mais conforto e as crianças possam estar à vontade. Seja qual for o lugar escolhido, procurem fazer com que seja sempre o mesmo e
que ali tenham onde guardar os hinários, a bíblia, as lições e os auxílios visuais.
Seja onde for, deve ser reverenciado no momento do culto, pois estamos na presençade Deus.

Sugestão para o program do Culto
1. Faça uma oração curta pedindo a benção de Deus para os momentos seguintes.
2. Cante um ou dois cânticos ( de preferência para as crianças se são pequenas ).
3. Estude uma história da Bíblia com as crianças ( ilustre, dentro do possível ).
4. Ensine o verso- áureo para as crianças.
5. Termine com uma oração.
Façam com que o culto seja pequeno, rápido, criativo, atrativo e procurem dar-lhe vida.

Se suas crianças são maiores, leia a inspiração juvenil para eles.
“Seja o culto breve e cheio de vida, adaptado à ocasião, variado de tempo em tempo...fazei com que os pequeninos tomem parte na oração e unam-se eles ao canto, ainda que seja uma única estrofe. O.C. pp. 522.

Idéias para Tornar o Culto Atrativo

1. Dê a cada criança uma responsabilidade. Os mais novos poderiam distribuir os livros e os mais velho participar na leitura da inspiração juvenil.
2. As crianças poderiam procurar dramatizar a lição. Se a lição for de José, faça a criança se vestir com uma roupa simples que tenha muitas cores; procurem deixar a criança
segurar uma funda ( estilingue ) imitar ser Davi, etc.
3. Use algum livro devocional, escrito especialmente para crianças, permitindo que elas mesmas leiam porções do livro.
4. Faça algumas perguntas sobre a lição. Que teria você feito se estivesse no lugar do herói de nossa lição, se estivesse exatamente nas mesmas circunstâncias?
5. Partilhe com a família experiências de orações, com certeza as crianças terão lindas experiências para contar.
6. Se houver na família algum talento musical, tirem vantagem disso. Escolha um dia para ser  uma noite de música com a participação de todos. Poderão escolher diversos assuntos para o canto da noite.
7. Façam jogos bíblicos, concursos sobre personagens bíblicos.
8. Use várias fontes ao contar uma história da bíblia.
9. Ensine as crianças como usar a bíblia e incentivem-nas a decorar os livros da bíblia em ordem certa.
10. Ilustrem sempre que possível as história da bíblia da melhor maneira possível.

O culto doméstico pode ajudar a consolidar, a unir a família. Quantos privilégios gozam uma família que ora!
“Não sei de nada que me cause maior tristeza como um lar sem oração. Não me sinto segura em tal casa uma noite sequer; e não fosse a esperança de ajudar os pais a reconhecerem
sua necessidade e sua triste negligência, e eu ali não permaneceria. O. C. pp. 518

“Que o pai como sacerdote da casa, deponha sobre o altar de Deus o sacrifício da manhã e da tarde, enquanto a esposa e filhos se unem em oração e louvor. Em uma casa tal, Jesus gostará de morar.” “De manhã e de tarde, o universo celestial toma nota de cada família que ora.” O.C. pp. 519.